quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NOTICIA DO DIA


Inspirada no Barça, diretoria do Timão monta elenco para 2014, 2015, 2016...

Com base nos ensinamentos de Ferran Soriano, Corinthians traz jovens, monta elenco para três, quatro anos e renova contratos da maioria deles. Manter-se no topo é a meta!


Renato Rodrigues e Rodrigo Vessoni 13/01/2013 - 07:03 São Paulo (SP)

A montagem do elenco de 2013 do Corinthians vai além desta temporada. As chegadas de Alexandre Pato (23 anos), Renato Augusto (24) e Gil (25) não apenas deixam o elenco mais jovem, como qualifica uma renovação silenciosa que a diretoria executa já pensando em 2014, 2015, 2016, 2017...

A ideia dos dirigentes é a de manter a base dos veteranos multicampeões (Chicão, Paulo André, Guerrero, Emerson, Jorge Henrique, Douglas, etc) para lutar por mais canecos nesta temporada mas, ao mesmo tempo, montar uma base para os próximos anos. Esse é um dos ensinamentos da atual administração do Barcelona, no livro de Ferran Soriano (abaixo), que virou mantra no Parque São Jorge (Gobbi fala disso abaixo).  

No esboço de um time titular montado pelo LNet!, é possível verificar uma equipe de qualidade bastante razoável, composta por jogadores de pouca idade, que poderiam atuar pelo Timão nos anos subsequentes sem sentir pressão (veja abaixo).

Objetivo disso é dar maturidade a jogadores que poderão, num futuro próximo, ocupar vagas que eventualmente serão deixadas por alguns dos veteranos. Algo que já está sendo feito, vide os casos de Cristian e Ralf, Elias e Paulinho, etc...

Sendo feito e com resultado dentro de campo. Após a conquista do título brasileiro de 2011, o Corinthians não se desfez dos seus titulares, trouxe Cássio e ganhou a Copa Libertadores 2012. Após o título da competição sul-americana, liberou apenas um jogador por setor (Castán da zaga, Alex do meio e Liedson do ataque) e foi campeão mundial. Como ensinou Ferran Soriano no livro, exemplo para Gobbi & Cia. 

Vale lembrar ainda que, para que essa renovação silenciosa dê certo, a diretoria faz sua parte em relação aos vínculos desses jovens. A maioria deles tem contrato com o Corinthians até a Copa de 2014. Ou seja, não haverá grande dificuldade em manter esse projeto de renovação (veja abaixo a lista dos atletas e seus contratos). 

A bola não entra por acaso...

COM A PALAVRA

Mário Gobbi Filho, presidente do Timão, ao LNet!

'Não mudamos mais de um por posição'

"É preciso antever eventuais alterações, transferências, vendas, etc. O que a prevenção faz? Antecipa isso, pausadamente. De onde tiramos isso? Do livro "A Bola Não Entra Por Acaso", lá conta a receita do Barcelona, você não muda por temporada mais de um jogador por posição. Se você pegar o Corinthians de cinco anos para cá, vai encontrar jogadores de 2008, como Julio Cesar, Alessandro, depois em 2009, veio o Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Douglas...é isso. Você não pode mexer muito. Nós vendemos um centroavante (Liedson). No meio, vendemos o Alex. Na defesa, o Castán. E só. O time é o mesmo e repusemos as peças com gente que está sendo preparada para entrar. Mesmo assim, é difícil. Só há um campeão. Por isso, eu sempre digo: 'É mais fácil um camelo passar num buraco, do que fazer do seu time campeão'"


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Modernização é isso aew... Bem vindo século XXI


Nenhum comentário: